O Curso de Aperfeiçoamento para Professores da Escola Dominical (CAPED) foi inaugurado pela CPAD em julho de 1974 na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em São Cristóvão/RJ, e contou com 102 alunos matriculados.
Surgiu para suprir uma deficiência quanto ao melhor aparelhamento funcional da Escola Dominical nas Assembleias de Deus. A execução do projeto ficou a cargo do Departamento de Escola Dominical (hoje Setor de Educação Cristã), criado pela CPAD na mesma ocasião.
Em sua primeira reunião de 1974, o Conselho Administrativo aprovou o plano de curso e autorizou sua primeira realização.
O primeiro CAPED, com duração de uma semana, teve como diretor o pastor Túlio Barros Ferreira, na época, presidente do Conselho Administrativo da CPAD, e contou com a cooperação dos seguintes professores: José Pimentel de Carvalho, Geziel Gomes, João de Oliveira, Lawrence Olson, Túlio Barros Ferreira, Antonio Gilberto, Albertina Malafaia, Ciléia Barros e Helena Figueiredo. Vieram alunos de todo o Brasil, que retornaram às suas cidades motivados para uma nova arrancada no fortalecimento da Escola Dominical de suas igrejas.
As matérias foram preparadas pelo pastor Antonio Gilberto e constam do Manual da Escola Dominical, editado pela CPAD como livro texto do Curso.
A partir de então, o CAPED passou a ter caráter regional e foi realizado em diversos pontos do país, sempre com um número crescente de alunos.
O CAPED visa aperfeiçoar professores veteranos e formar novos professores de Escola Bíblica Dominical para o ensino de crentes das faixas etárias infantil, juvenil, jovens e adultos e aos novos convertidos.
A CPAD pretende, através do CAPED, tornar a Escola Dominical mais atraente e mais firme em seu propósito de expandir o ensino da Palavra de Deus.
Ministrado numa carga horária de 30 horas-aula, em sistema intensivo, o Curso oferece cinco matérias: Escola Dominical, Bibliologia, Teologia Sistemática, Pedagogia e Psicologia Educacional.